Prestamos serviços na Grande Lisboa e no Grande Porto

Siga-nos nas redes sociais

Image Alt
  >  Educacional   >  Quanto tempo em frente ao ecrã é apropriado para crianças pequenas?
Quanto tempo devem as crianças estar em frente a ecras

Quanto tempo em frente ao ecrã é apropriado para crianças pequenas?

Aqui na A Terra do Nunca sabemos que os bebés e as crianças pequenas adoram brincar com smartphones e tablets.

Sabemos também que quando estamos ocupados com alguma coisa, ou precisamos de um momento para realizar alguma tarefa, entregar um smartphone ou um tablet a uma criança é uma solução de recurso para que fiquem entretidos.

No entanto, sabemos que muitos especialistas se preocupam e estudam sobre os efeitos do tempo que as crianças pequenas passam em frente aos ecrãs. Segundo estudos realizados por pediatras do conceituado Royal College of Pediatrics and Child Health do Reino Unido, conclui-se que as crianças são expostas a ecrãs por demasiado tempo e essa conclusão está a causar grande preocupação não só no Reino Unido como internacionalmente.

Mas afinal qual o tempo máximo que uma criança deve ter em frente a um ecrã?

É recomendável que o tempo de exposição de uma criança com menos de dois anos a um ecrã seja meramente residual. Para crianças um pouco mais velhas, os especialistas sugerem um limite de uma ou duas horas totais por dia. Este tempo máximo inclui TV, computadores e dispositivos móveis.

Se considerar deixar o seu bebé ou criança brincar com o seu smartphone, tente limitá-lo a 15 ou 20 minutos de cada vez, quando é provável que a atenção deles desapareça. Embora as crianças possam aprender alguns conceitos assistindo a programas educacionais digitais ou de TV, aprendem melhor com experiências interativas e práticas que envolvam tocar, sentir, empilhar e resolver problemas.